Se você ainda trabalha das 8 às 18h, se tornar um trader profissional em seu tempo livre pode ser um tanto desafiador, e eu sei disso por experiência própria. Ter o objetivo de largar o seu emprego atual para se tornar um trader as vezes pode parecer muito distante para a maioria das pessoas, mas existem alguns passos que podem te ajudar a melhorar seus trades enquanto trabalha e, também, encontrar tempo para hobbies e sua família.

 

Os problemas que impedem traders de dar o próximo passo são que:

 

  • A maioria dos traders são inconsistentes, estão sempre mudando de estratégia, cada trade parece diferente, mudam de um time-frame (ou ativo) para outro procurando entradas, mudam de indicadores, perseguem o preço depois que já andou, e a lista só aumenta…
 
  • Pode ser muito desmotivador se seus resultados estão bagunçados e nada que você tenta e faz parece funcionar. Mudar de estratégia o tempo todo e ficar procurando o setup milagroso são geralmente as consequências disso.
 

Aqui estão nossos top 13 passos e dicas que vão te ajudar a melhorar seus trades enquanto continua no seu emprego normalmente.

 

Encontre um estilo de trading que combina com você

É importante ter um estilo de trade que combina com a sua personalidade e que seja compatível com a sua rotina. As duas macro categorias e os estilos de trading que você precisa escolher são entre swing trading e day trading.

Normalmente, swing trading combina melhor para traders que possuem um tempo limitado e restrito para acessar os gráficos durante o dia. Como swing trader, você faz suas análises de gráfico durante os finais de semana e antes ou depois do trabalho você gerencia e executa suas operações. Swing traders também não precisam analisar o mercado o dia todo, o que pode te deixar ainda mais tempo livre.

Se você é um Trader de Forex, você também pode encaixar algumas horas de day trading durante a noite, já que você normalmente vai encontrar algum mercado ativo/aberto a qualquer hora, mas antes tenha certeza que você consegue manter-se focado depois de 8 horas de trabalho.

Nós temos duas ótimas ferramentas que ajudam você a entender quais mercados estão ativos em cada hora do dia, para que você possa encontrar os melhores pares de moedas com base na sua disponibilidade, e um calendário econômico com todas as datas de acontecimentos importantes para que você esteja sempre atualizado. Clique aqui para ver.

Decida se você quer ser um swing trader ou um day trader. Analise sua programação semanal e sua personalidade para saber qual estilo é melhor para você. Em seguida, escolha os mercados e ferramentas de acordo.

Não mude de operacional o tempo todo

Este, na nossa opinião, é o pecado principal dos traders iniciantes; Isso refere-se a frequentes mudanças no seu método de trading a cada poucas semanas ou meses, ou até mesmo dias. Esses traders geralmente nunca veem melhorias reais em seus trades, e é impossível ter uma sequência de operações consistentes se você não se comprometer totalmente em fazer uma coisa funcionar.

Se você sempre muda sua estratégia e não segue regras de forma consistente, todos os seus trades terão uma aparência diferente e você não poderá analisar e entender seus números. A única coisa que se tornará óbvia é que você perde constantemente, mas não irá descobrir quais são as maiores dificuldades em que deve melhorar e o que já funciona bem.

Você precisa ter uma estratégia consistente e mesmo que seus resultados não pareçam bons no começo, pelo menos você pode começar a entender o que está acontecendo, e aos poucos trabalhar para se tornar melhor.

Nos próximos 6 a 12 meses, escolha uma estratégia e faça um contrato consigo mesmo para não alterar seu método totalmente de novo. Você deve fazer pequenos ajustes na direção correta ao invés de mudá-lo completamente.

clique para aumentar

O dinheiro é ganho com paciência. Siga seu plano de trading.

Seu fim de semana deve ser o momento mais importante da semana. Eu, particularmente, faço 80% de todo o meu trabalho de trading nos fins de semana e depois, ao longo da semana, faço poucos ajustes. Na maioria das vezes, apenas sigo meu plano de trading.

A maioria dos traders facilmente acabam entrando em overtrading (operando além do que devia) porque não possuem um plano e não sabem exatamente o que procurar no gráfico e o que seria um bom sinal. Saiba suas regras claramente, crie planos de trading e então é só esperar o preço chegar até você. Chega de perseguição e execução impulsiva de entradas!

Se você não sabe como fazer um plano de trading, nós temos um eBook completo e gratuito onde ensinamos como montar o seu.

Os alertas de preço são a melhor economia de tempo do trader e ao mesmo tempo a ferramenta de trading mais negligenciada. Defina-os depois de fazer suas análises de fim de semana ou quando o pregão está fechado.

Progresso constante como trader

Eu mencionei que você deve evitar ficar mudando de estratégia o tempo todo, mas a dúvida que naturalmente surge é: “como faço para transformar meu método de trading atual (perdedor) em um método lucrativo/vencedor?”. Aqui estão 2 dicas e itens que você deve focar para melhorar como trader: 

#1 Identifique suas maiores dificuldades e assuma sua responsabilidade

Traders geralmente acreditam erroneamente que sua falta de sucesso é causada devido ao seu método de trading, o que costuma causar várias mudanças na estratégia. No entanto, o fracasso normalmente se resume a traders indisciplinados, falta de profissionalismo e a uma mentalidade apostadora.

A menos que você faça seus trades 100% automatizados, VOCÊ é o elo mais fraco da sua estratégia de trading.

Portanto, o primeiro passo deve ser identificar suas maiores dificuldades e quais são os erros mais cometidos. Traders que sempre tentam culpar sua estratégia evitam assumir responsabilidades e procuram desculpas em vez de fazer o que deve ser feito.

Durante o próximo fim de semana, reveja seus últimos 30/40 trades e veja o que causou suas perdas. Em seguida, crie uma lista com os 3 principais erros mais cometidos. 

#2 Direcione sua mentalidade para o progresso

A maioria das pessoas age com uma mentalidade direcionada para resultados financeiros, na qual conecta automaticamente trades vencedores a bons trades e vê as perdas como fracassos. Essa maneira de pensar define uma mentalidade amadora.

Os profissionais, por outro lado, agem a partir de uma mentalidade direcionada para o progresso, onde analisam quão bem eles executaram seus trades e quão disciplinados eles são. Assim, sabendo que nenhuma estratégia de trading acerta 100% das vezes, uma perda não é necessariamente igual a um trade ruim se você seguiu seu plano à risca.

Evite metas monetárias e, nos próximos 2 meses, pare de considerar apenas o valor das suas perdas e ganhos. Isso será difícil, mas o impacto será enorme.

clique para aumentar

O que você realmente quer da sua vida?

Há algumas pesquisas interessantes que li, onde mostra como as pessoas estruturam seu dia. A média de brasileiros empregados gasta 8 horas no trabalho em um dia normal. Ao mesmo tempo, o brasileiro, em média assiste 5 horas de TV por dia. Além disso, o tempo médio de sono é de 7 horas e 36 minutos.

Quando você está trabalhando para se tornar um trader profissional e lucrativo, é preciso definir suas prioridades e garantir que suas ações estejam alinhadas com seus objetivos. Você está disposto a acordar uma hora antes do previsto todos os dias, parar de assistir séries de TV aleatórias, deixar de passar uma noite fora com os amigos de vez em quando e reinvestir esse tempo em seus trades? Você pode encontrar facilmente 2 horas por dia aí.

De fato, essas são decisões difíceis de fazer, faz você sair da zona de conforto. Você pode dizer que “ainda precisa viver um pouco”, mas trabalhar agora para colher os frutos em alguns anos levará sua vida a novos patamares.

Analise sua semana e identifique desperdícios de tempo. Em seguida, elimine 1 desses desperdiçadores de tempo e use-o para trabalhar em seus trades.

Não foque em quando e quanto

Muitas pessoas perguntam “quanto eu posso ganhar?” e “qual deve ser o tamanho da conta de trading para viver com os lucros?”. Quando você se depara com esse tipo de pergunta, torna-se óbvio muito rápido que elas estão se concentrando nas coisas erradas.

Não tente correr antes de saber andar!

Especialmente no início da sua jornada como trader, você não deve se preocupar com o tamanho do seu retorno anual e com a quantidade de dinheiro que você precisa economizar para se demitir e viajar pelo mundo.

Focar nessas coisas o desviará do caminho e o impedirá de progredir, e também pode te desmotivar quando ver o quanto ainda precisa ser feito e quanto tempo levará para alcançar seus objetivos.

Em vez disso, concentre-se nas suas dificuldades e problemas atuais. E então você pode começar a dar pequenos passos (mas na direção certa) e lentamente se tornar um profissional melhor sem todas essas distrações.

Concentre-se no que deve ser feito de imediato e trabalhe nas dificuldades atuais. Pequenas melhorias ao longo do tempo geram grandes resultados.

clique para aumentar

Os perigos de operar na conta demo

A maioria das pessoas permanecem por tempo demais na conta demo, e geralmente, operar na conta demo permite que as pessoas adotem padrões comportamentais negativos que são muito difíceis de desaprender.

Quando suas ações não têm consequências reais, é mais provável que você repita erros e tenha um mau comportamento no trading. Normalmente, sugiro permanecer na conta demo pelos primeiros 3 a 6 meses (no máximo!) até que você compreenda bem as ferramentas e, em seguida, dê o próximo passo para a conta real.

A ordem é: conta demo > pequena conta real > conta real decente > uma conta em que seus ganhos são impactantes.

Dicas para crescer sua (pequena) conta de trading

Se você é como a maioria dos traders, provavelmente não tem capital para começar com uma conta de trading que permita gerar uma renda decente logo de início e está tudo bem. Mas você precisa se certificar de seguir o caminho certo.

Aqui estão nossas principais dicas que ajudarão você a aumentar sua conta e aproveitar o processo (Lembrando que temos um eBook completo e gratuito sobre o assunto):

 

#1 Paciência e expectativas

Vamos começar com o ponto mais importante: ter expectativas irreais leva à frustração muito rapidamente quando essas expectativas não são atendidas. Lembre-se sempre de que o que você está fazendo é criando uma nova vida e uma nova carreira para você. Você precisa se afastar da mentalidade de ficar rico rápido e aceitar que se trata de um jogo de longo prazo.

Tenha expectativas reais e evite metas monetárias no início. 

#2 Reconheça o benefício de ser um trader de meio período

Essa costuma ser a sua maior vantagem sobre os traders em tempo integral. Quando trading não é sua única fonte de renda, você pode eliminar uma pressão que muitas vezes faz com que os traders cometam erros. Além disso, quando você não fica colado na tela o dia inteiro, é menos provável que você tome más decisões apenas porque está entediado ou porque não aparece alguma oportunidade de trading há algum tempo. Talvez você nem precise se tornar um trader em tempo integral, apenas operar algumas horas todos os dias e aumentar suas economias ou melhorar seu estilo de vida já seja suficiente.

Entenda seus motivos e torne-se consciente sobre como você se sai melhor ao atingir seus objetivos.

#3 Seja honesto consigo mesmo

A verdade fria e dura é que, no final, ninguém se importa se você é bem-sucedido como trader. É por isso que é tão importante ser honesto consigo mesmo e com sua situação atual. Analise sua estratégia de trading de maneira realista, seu nível de profissionalismo e se você tem certeza o suficiente de que quer ser trader. A taxa de fracasso no trading é algo em torno de 99%, mas não é necessariamente tão alta porque trading é muito difícil, mas porque a maioria não dá toda a atenção necessária e se atrai pelo trading apenas como uma forma de ganhar dinheiro rápido.

Você tem certeza de que quer ser trader? Seja honesto consigo mesmo e avalie sua estratégia de trading atual.

clique para aumentar

Aviso Legal:  Estes são resultados individuais que não permitem tirar conclusões sobre desenvolvimentos futuros. Guia do Trading não pode prever nem garantir a ocorrência de certos desenvolvimentos ou a obtenção de lucros, nem o fará.

Compartilhe

Deixe uma resposta