Não vamos dizer que é fácil, porque por experiência própria, sabemos que o trading é muito difícil e desafiador. Não é a toa que a análise dos dados das corretoras tenham confirmado que 40% dos traders desistem após 1 mês e apenas 7% ainda estão ativos após 5 anos.

Mas por que é tão difícil e o que faz os traders se esforçarem tanto? A razão pela qual tantos desistem cedo demais e não vêem os resultados que estão procurando pode ser resumido em 9 princípios. Os pontos a seguir ajudarão você a entender o que é necessário para sobreviver ao seu primeiro ano como trader e também como preparar o caminho para um grande futuro de trading.

1. Expectativas

A primeira pergunta que alguns traders sempre fazem é “quanto tempo leva pra transformar R$1.000 em R$1.000.000?” e essa é uma pergunta muito errada a se fazer quando está apenas começando. Sim, é possível se tornar um trader lucrativo, fazer muito dinheiro, dentro de poucos anos, mas é muito provável que você quebre (várias) contas de trading antes de atingir isso. Portanto, você deveria se perguntar: “Como eu faço para não perder todo o meu dinheiro?”

Embora isso não pareça bom e pode ser um “banho de água fria” para alguns de vocês, é importante ter expectativas reais e que você não vai fazer uma montanha de dinheiro no seu primeiro ano como trader. Se você conseguir apenas não perder o seu capital, ficar no “0 a 0”, você já estará melhor que os outros 99% que se aventuraram no mercado, e esse é um excelente começo.

Ter expectativas irreais, muitas vezes faz com que traders desistam do mercado cedo demais, porque quando a realidade chega e suas expectativas elevadas não são atendidas, pode gerar frustração e raiva. Aceite que você não vai passar a tirar seu sustento do mercado no seu primeiro ano, concentre-se no processo. O dinheiro vai entrar.

Quando estiver começando, foque em não perder todo o seu capital para poder continuar operando e aprendendo.

2. No que focar

Se você não vai ganhar dinheiro, o que você vai fazer no primeiro ano?

O primeiro passo de um trader consiste em se familiarizar com o mercado e com a sua dinâmica. Você deve procurar um mentor decente (falaremos sobre isso depois) e começar a estudar o máximo que puder.

Você deve escolher um ÚNICO método e colocar todo o seu foco em aprender essa estratégia. Ao longo de sua carreira como trader, você provavelmente vai testar diversas estratégias e sistemas operacionais, e vai tentar um pouco de tudo, o que é normal, mas você deve ficar longe de frequentes mudanças do seu operacional e parar de trocar de estratégia toda semana.

“Ser conhecedor de todas as estrtégias, mas especialista de nenhuma”, é o que geralmente acontece com a maioria dos traders. Não se torne um deles.

É importante desenvolver um mindset correto, se afastar de “apostas” e de promessas de enriquecimento rápido.

clique para aumentar

Toda vez que você mudar sua estratégia de trading, você tem que começar tudo de novo.

3. Entenda suas perdas

Um grande problema que muitos traders enfrentam diariamente é que interpretam o loss de forma completamente errada. Primeiro de tudo, você PRECISA entender que as perdas são tão normais quanto os ganhos, independentemente de quão bom você seja. Operações perdedoras NUNCA vão deixar de te acompanhar.

Segundo, você precisa saber diferenciar entre um prejuízo “normal” e uma perda “burra”. Um loss normal é aquele onde você fez tudo certo, seguiu seu plano e executou sua estratégia. Nesse contexto, um stop não é nada que você deva se preocupar, o mercado apenas não concordou com sua ideia. Você precisa aceitar e seguir em frente.

Um loss “burro”, por outro lado, é aquela onde VOCÊ errou e não seguiu seu planejamento. Um trader que acredita que sua estratégia está em uma sequência perdedora, mas não está seguindo 100% a risca aquilo que se propôs a fazer, apenas está operando de forma errada. Nessas circunstâncias, muitos traders acreditam que seu setup “não está funcionando”, mas ao olhar mais atentamente vai descobrir que ele está funcionando perfeitamente. É você que o está sabotando.

4. Quando é tarde demais para se tornar um trader?

Muitas pessoas estão sempre com pressa e se perguntam se estão muito velhas para se tornarem traders. Assim como com as expectativas, se você abordar o Trading desse ponto de vista, isso afetará negativamente seus hábitos de trading.

Você vai acabar se apressando em operações, não vai aprender o conceito de Trading da maneira correta, e vai sempre sentir que você deve estar posicionado em um trade e correr muito risco. E isso não vai te trazer nada de bom no mercado.

Então, desde que você esteja ciente que trading não é uma coisa que você aprende da noite pro dia, nunca é tarde demais.

5. Aprenda sobre suas ferramentas

Nós já falamos rapidamente sobre um grande problema que é sempre mudar seu operacional. Você deveria dar PELO MENOS 3 a 6 meses antes de mudá-lo completamente.

Além disso, tente realmente entender as ferramentas que você está usando. A maioria dos traders usa Indicadores ou Setups que eles não entendem completamente como funciona.

Se você quiser se tornar um trader profissional, consistentemente lucrativo, em tempo integral, você precisa aprender completamente sua Estratégia e parar de ficar caçando sinais com a mentalidade de ficar rico rápido.

Nós sempre enfatizamos que você tem que se tornar um especialista no seu método. Isso significa escolher uma forma de operar e tentar aprender o máximo que puder sobre ela. Aqueles que tem os melhores resultados em qualquer campo, são sempre aqueles que se aperfeiçoaram em uma combinação específica de habilidades e não se dispersam por qualquer motivo.

6. Encontre um mentor de qualidade

Mentores são ótimos, mas também podem ser o completo oposto. Há muitos charlatões por ai que fazem promessas de dinheiro rápido e fácil. Prometem dobrar sua conta mês após mês, operando 2 horas por dia, ou qualquer outra promessa boa demais pra ser verdade. E geralmente é simples assim: não passa de uma mentira.

Pra que você precisa de um mentor?

Quase todos os Traders lucrativos operam uma estratégia/setup que eles mesmos desenvolveram (pelo menos em certo nível). Um sistema operacional é muito pessoal e deve se enquadrar na sua personalidade.

É sabido que 95% dos traders perdem dinheiro no mercado e “quebram sua conta” no primeiro ano de trading. Isso acontece porque a maioria das pessoas chegam no mercado com expectativas incorretas. Operar não é fácil. Encontrar um mentor é a melhor forma de acelerar sua curva de aprendizado.

Portanto, não procure um mentor que prometa os melhores resultados, mas alguém que possa te ensinar sobre Trading em geral. Alguém que ajude a desenvolver seu mindset, fale sobre psicologia no trading, conceitos de longo prazo, e ajude você a evitar problemas comuns que aparecerão ao longo da sua jornada.

Procure alguém com que você possa conversar e ativamente te ajudar a ser um trader melhor. Além disso, fique longe de grupos aleatórios onde cada Trader tem uma visão e uma forma diferente de operar no mercado. Isso apenas vai te gerar confusão e frustrações. Você precisa eliminar todo o ruído e incerteza para poder ser consistente.

7. Evolua como Trader

Você lembra dos seus últimos 10 trades? Você sabe qual erro causou seu maior prejuízo? Você sabe qual dos seus setups performa melhor se você executá-lo corretamente? Você costuma perder muito dinheiro por sair de forma precipitada das suas operações?

Se você respondeu alguma dessas perguntas com NÃO ou EU NÃO SEI, você PRECISA começar a fazer um Diário de Trading. Um diário é uma ferramenta importante onde você anota seus trades executados, e tira ideias valiosas dele. Como um Trader pode esperar evoluir e se tornar melhor se não tem uma forma de registrar o que aconteceu com ele?

8. Você sabe o que fazer

Em quase qualquer situação, nós geralmente sabemos o que deveríamos fazer. Na teoria, todos nós sabemos como ter uma barriga de tanquinho, ser mais saudável, tirar melhores notas, ou ser um funcionário melhor, entre outros. Mas se você reparar, rapidamente vai perceber que saber o que fazer e realmente colocar em prática são duas coisas BEM DIFERENTES.

Se você quer ter sucesso em qualquer área, você deve começar a fazer mais dessas coisas que você SABE que deveria estar fazendo. Geralmente, essas coisas não são “divertidas” e exigem disciplina. Como manter um diário de Trading, rever sua performance, fazer backtests das suas ideias, ficar de fora de operações quando não tiver um sinal, etc.

Mas todos nós sabemos que são essas as coisas que vão te fazer evoluir. Você não vai ser um Trader melhor apenas por ficar sentado na frente dos gráficos o dia inteiro. Pra continuar evoluindo, eu recomendo começar reservando 30 minutos por dia para fazer as tarefas que você sabe que podem fazer a diferença e colocar você um degrau acima. Você vai entrar em um novo ciclo e vai ver que não é assim tão ruim.

9. Operar no Simulador?

O Simulador (ou Conta Demo) tem seu espaço e é altamente recomendado para traders iniciantes. Gastar seus primeiros meses na conta demo é importante para se familiarizar com a dinâmica do mercado.

Permanecer tempo demais no simulador, porém, pode ter um efeito negativo. Operar com uma conta demo elimina todo o aspecto emocional do trading e não te ensina a lidar com a pressão do dinheiro real. Começar com uma pequena (PEQUENA!) conta real para começar a “molhar o pé” é uma boa forma de praticar.

Seus primeiros passos

Seus primeiros passos como trader devem ser sempre pensar em como proteger sua conta e planejar formas de perder menos ao invés de ganhar mais, e isso deve ser sua prioridade inicial. A maioria dos traders iniciantes já começam sonhando com onde eles querem estar em 5 ou 10 anos, e esquecem completamente que eles não vão chegar lá se não tiverem uma fundação SÓLIDA primeiro.

Permanecer no jogo tempo suficiente para alcançar seus objetivos é o verdadeiro desafio para os traders iniciantes. Quebrar conta atrás de conta, vai te custar um caro capital emocional, e eventualmente vai fazer com que você simplesmente desista.

Compartilhe

Deixe uma resposta