Que trading é difícil nós traders já sabemos, mas existem efeitos psicológicos comprovados que explicam porque a mente humana não foi exatamente feita para trading. Neste artigo, nós vamos explorar sete dos fenômenos psicológicos mais populares, o que eles significam para traders e o que você deve saber ao interagir com outros traders.

1. Efeito Bandwagon

No geral: O efeito Bandwagon descreve o fenômeno de que a probabilidade de uma pessoa adotar uma crença aumenta baseado no número de pessoas que mantenha essa crença. Isso significa que, se mais pessoas compartilham determinada crença, mesmo se for errada, é mais provável que outras pessoas concordem e também aceitem as ideias e suposições de um grupo.

No trading: Se você é um membro de um grupo de trading, lê tópicos em fóruns de trading ou simplesmente troca ideias com outros traders, é mais provável que você pense que algumas dessas ideias de trading que viu serão corretas. Pode ser muito útil fazer parte de um grupo de traders, mas não se o único objetivo for obter informações sobre sinais de trading. Pense por você mesmo!

2. Mentalidade de rebanho

No geral: A mentalidade de rebanho explica o efeito que as pessoas tendem a reunir-se, especialmente em tempos de incertezas ou quando as coisas ficam difíceis. Se você tiver que enfrentar uma decisão difícil ou lidar com uma situação que não consegue explicar, é provável que procure auxilio de outras pessoas e até imite o comportamento delas. A lógica é que um grupo, especialmente um grupo grande, não pode estar errado ou ser enganado tão facilmente.

No trading: Existem dois efeitos negativos para os traders que agem através de uma mentalidade de rebanho. Primeiro, a mentalidade de rebanho pode ser o motivo da criação de bolhas financeiras. Quando mais e mais pessoas falam sobre um determinado investimento, todos tendem a acreditar que é uma “coisa certa” porque “muitas pessoas não podem estar erradas”. E segundo, se traders não entenderem o desenvolvimento de um mercado ou de trading, eles se reunirão para apresentar certas explicações aleatórias ou simplesmente concordarem por unanimidade que “os mercados são estranhos e irracionais”. Essa ignorância e ilusão de entendimento o levarão a novas decisões erradas de trading e farão você culpar os mercados, em vez de enfrentar os próprios erros.

3. Viés de Informação

No geral: O viés de informação descreve a tendência de buscar informações quando ela não altera o resultado de uma determinada situação – mais informações nem sempre é melhor.

No trading: O viés de informação desempenha um papel muito importante na vida de um trader. Quando os traders encontram perdas, eles acreditam que a culpa é deles e que há certas coisas que eles ainda não sabem, mas podem impedir que sofra perdas na próxima vez. Portanto, os traders saem e compram livros, leem em fóruns de trading por dias e semanas e assistem a vídeos on-line sem finalizar o objetivo de reunir mais conhecimento sobre “como o mercado e trading funcionam”. Na realidade, as perdas não ocorrem necessariamente porque um trader sabe muito pouco, mas também porque nenhuma estratégia de trading está certa 100% do tempo. O viés de informação é, portanto, uma das principais razões para a troca de sistema operacional toda hora e a busca interminável do Santo Graal nos tradings.

4. Efeito Avestruz

No geral: O efeito Avestruz descreve o fenômeno para ignorar informações perigosas ou negativas “enterrando” a cabeça na areia, como um avestruz. Fumantes viciados são um bom exemplo do efeito avestruz quando negligenciam o fato de que o tabagismo causa câncer e uma variedade de doenças, mesmo quando confrontados com pesquisas e fotografias horríveis do lado de fora dos maços de cigarro.

No trading: Quando traders se veem perdendo, mas não conseguem aceitar que estão errados, eles se transformam em avestruzes. Para tentar enganar o mercado e transformar uma perda em um trade lucrativo, alguns traders frequentemente tentam melhorar o preço médio, o que significa adicionar novas posições à perdas, um caminho para o desastre. Outro erro comum é ampliar as ordens de stop loss (ou retirá-las completamente) para atrasar a realização da posição perdida com a esperança de que os mercados possam virar a seu favor.

5. Viés de Resultado

No geral: Viés de Resultado​ descreve o fato de que os humanos julgam uma decisão com base no resultado, e não em como a decisão foi tomada. Se você ganha muito dinheiro apostando todo o seu patrimônio líquido, isso não significa que foi uma coisa inteligente a se fazer.

No trading: Viés de Resultado é um efeito muito perigoso para os traders, porque pode levar a suposições erradas sobre como o trading funciona. Se um trader abandona seu plano de trading e realiza um trade aleatório com base em “pressentimento” ou pura adivinhação, mas consegue um resultado vencedor, ele pode acreditar que não precisa de um plano de trading e que desenvolveu algum senso sobre como os mercados se movem, enquanto que, na realidade, foi pura sorte. Portanto, nunca se desvie do seu plano de trading e esteja sempre atento às suas regras de trading, ou o mercado cobrará depois.

Um trade “ruim” pode se transformar em um trade vencedor e um trade “bom” em perdedor. Nos dois casos, o resultado não se baseia nas habilidades de um profissional, mas em como o trading funciona.

clique para aumentar

6. Excesso de Confiança

No geral: O excesso de confiança descreve o fenômeno de que alguns seres humanos são confiantes demais em suas habilidades, o que os leva a assumir maiores riscos em seu dia a dia.

No trading: Não importa onde você ouça os traders, você sempre terá a impressão de que 99% de todos os traders são milionários, surfando os mercados, enquanto, na realidade, talvez menos de 1% de todos que um dia se aventuram nos mercados podem obter lucros.

7. Viés de Auto-Reforço

No geral: O viés de auto-reforço explica o efeito de que todos preferem falar mais sobre sucesso do que sobre falhas. Isso leva a uma falsa percepção da realidade e à incapacidade de avaliar com precisão as situações. Embora seja óbvio que a maioria das pessoas não possui grandes realizações, assim como Warren Buffett, Mark Zuckerberg, Bill Gates ou Elon Musk, pessoas comuns não gostam de falar sobre suas falhas e por que estão presas na vida onde estão.

No trading: Os traders gostam de falar sobre seus lucros constantemente, mas minimizam suas perdas. As perdas são negligenciadas porque os traders as atribuem a condições injustas, apenas um dia ruim ou uma pequena falta de atenção que pode ser evitada facilmente (em teoria). Esses traders se concentrarão nas coisas erradas e não conseguirão melhorar suas operações, e trabalhar em suas falhas. Um trader cego às próprias incapacidades não verá a necessidade de corrigi-las.

Conclusão: Os Humanos não são naturalmente programados para serem traders lucrativos

A psicologia e pesquisas mostram que os humanos não são naturalmente feitos para o trading. A mensagem principal deste artigo é que estar ciente de como seu cérebro funciona ao operar é um elemento-chave no caminho para se tornar um trader consistentemente lucrativo e ajuda a evitar algumas das armadilhas de trading mais comuns.

Compartilhe

Deixe uma resposta