Você também gostaria de poder vender nos topos e comprar nos fundos? Onde quer que você vá, os traders estão sempre em um estado de procurar topos e fundos e encontrar a próxima reversão. E embora as estratégias de operação contra a tendência possam potencialmente resultar em excelentes trades, a maneira como a maioria dos operadores a aborda geralmente leva a desastres nas contas.

No artigo a seguir, mostramos o que torna as “caças” de topos e fundos tão atraentes, por que pode ser uma coisa muito perigosa de se fazer e como melhorar suas habilidades de trading contra tendências.

Por que traders gostam de caçar topos e fundos?

Há duas principais razões pelas quais a procura de trades em topos e fundos é tão atraente.

1. Os trades são tão óbvios

Basta olhar para a imagem abaixo. Os topos e fundos estão quase pulando na sua cara. O primeiro problema com esta estratégia é que parece tão fácil e óbvio observando os movimentos passados. Os pontos de reversão são as áreas mais visíveis em qualquer gráfico de preço. Portanto, sempre que os traders puxam um novo gráfico, seus olhos são naturalmente atraídos para os topos e fundos. No entanto, quando você toma decisões de trading em tempo real, as coisas mudam drasticamente, como veremos mais adiante.

topos fundos reversao estrategia
clique para aumentar

Operar reversões pode ser desafiador e por essas razões um trader precisa tomar algumas precauções para evitar os problemas mais comuns. Vamos explorar as dicas para reversões mais importantes mais tarde.

Falsas expectativas ao operar topos e fundos

Um trader que está operando uma estratégia de reversão está constantemente com a mentalidade de que o preço pode reverter e que ele poderá perder a oportunidade pela qual estava esperando há tanto tempo. Portanto, é muito comum que os traders de reversão sempre questionem os movimentos de tendência que eles veem e interpretem pequenos movimentos contra a tendência como reversões em potencial.

A imagem abaixo mostra o processo de tomada de decisão de um trader de reversão durante uma tendência de alta, e porque ele perde a entrada de trade real e como uma oportunidade perdida o torna instável para suas negociações posteriores.

clique para aumentar

Traders de reversão têm que ser emocionalmente muito estáveis e podem se beneficiar de ter um conjunto de regras fixas. Operações de reversão de forma arbitrária, ou seja, sem condições bem definidas, é algo que deve ser evitado se você se encontrar tomando decisões ou operando com base em achismo.

As 6 regras de ouro e princípios para o trade de reversão

Essas regras e princípios podem ajudá-lo a se tornar um melhor trader contra tendências e evitar que você cometa erros caros:

1. Aguardar a confirmação do sinal

Não tente ser o primeiro e não tente pegar o absoluto topo ou fundo. Aguarde a confirmação e sinais que o a tendência está realmente sendo revertida. Assim como seguir tendências sugere esperar sinais de que uma tendência está a caminho e não tenta prever tendências antecipadamente, os traders de reversão também devem esperar pela confirmação.

2. Crie um plano de trading bem definido

A operação de reversão é emocionalmente desafiadora porque você geralmente vê setups que estão quase prontos para serem executados, mas faltam um ou dois critérios. Os melhores sinais de reversão ocorrem com menos frequência e os traders são frequentemente tentados a entrar cedo demais. Ter um conjunto de regras claras e fixas pode ajudar a impedir que você tome decisões de trading ruins. Melhor ainda, escreva suas regras e coloque-as na sua frente.

3. Você consegue aguentar uma baixa taxa de acertos?

Os traders de reversão costumam ter uma taxa de acertos mais baixa porque reversões falsas ocorrem com mais frequência. Nem todo mundo pode lidar com estratégias de trading com uma baixa taxa de acertos e, portanto, nem todos devem considerar operar reversões. Observe-se: você tenta se vingar facilmente ou fica chateado? Ou você pode aceitar que os poucos acertos que você pode ter podem compensar suas perdas passadas?

4. Não olhe tanto para o gráfico passado

Aqui, queremos dizer que você não deve usar movimentos passados como um parte da sua estratégia de trading. Sim, topos e fundos são as coisas que mais se destacam quando você olha para seus gráficos, mas as decisões são tomadas no que está acontecendo AGORA nos seus gráficos.

5. Seja flexível e tenha a mente aberta

Não lute contra o que está acontecendo. Muitos traders de reversão se tornam muito emocionais e, embora o preço esteja em tendência por semanas, os traders de reversão simplesmente não param de caçar topos ou fundos. Ao operar reversões de tendências, especialmente, é importante entender o que está acontecendo agora e observar seus gráficos de maneira objetiva.

6. Saia cedo!

O maior erro que os traders de reversão podem fazer é acreditar que os mercados acabarão por virar. Os preços podem (e irão) corrigir sempre, mesmo que você pense que eles já estão baixos demais. E sua alta atual pode ser baixa no futuro. Se você está em uma operação e ela continua indo contra você, não acredite que isso tem que virar eventualmente e que você pode reverter a perda. Saia o mais rápido que puder quando o trade não está indo a seu favor.

Compartilhe

Deixe uma resposta